4 maneiras diferentes de gerar leads qualificadas para vendas (SQL)

Customer Relationship Management

No processo de captação de novos clientes, não bastar gerar leads: é preciso ser capaz de tornar suas leads qualificadas para vendas. Quando bem feita, essa qualificação garante um bom número de conversões ou vendas para o seu empreendimento, trazendo mais retorno para o seu empreendimento.

No post de hoje, vamos falar justamente sobre como preparar uma estratégia de qualificação de leads. Continue lendo!

Diferenças entre leads

Para desenvolver sua estratégia, é preciso saber que existem diversos tipos de lead conforme a qualificação e como identificar quando uma lead se torna qualificada para vendas.

Suspect

Essa é a lead que ainda não demonstrou intenção de compra, como alguém que acabou de assinar sua lista ou se cadastrar na sua base.

Prospect

Fala-se em prospect quando a lead demonstrou intenção de compra, mas não a capacidade real de comprar. No prospect, o trabalho de nutrição de informações já foi iniciado, etão você já conhece um pouco mais sobre ele e seus desejos.

Qualificada

A lead qualificada é aquela que apresenta tanto a intenção de compra quanto o poder de realizar essa ação. O objetivo é que todas as leads que se cadastrem em sua base sejam qualificadas — e, para isso, é preciso saber claramente o que determina que uma lead seja qualificado para seu negócio.

LQM (Lead Qualificada por Marketing)

Sabendo as informações básicas para conseguir vender, a equipe de marketing faz o trabalho de nutrição de leads para coletar esses dados. Assim, quando uma lead está qualificada por marketing, isso significa que essa equipe coletou as informações mínimas para indicar o cliente para o setor de vendas.

LAV (Lead Aceita por Vendas)

Após a qualificação e indicação da equipe de marketing, o setor de vendas aceitou a lead para realizar seu trabalho de entrar em contato e passar a atendê-lo.

LQV (Lead Qualificada por Vendas)

Como o setor de marketing coleta apenas as informações básicas, a equipe de vendas também precisa realizar um trabalho de nutrição de leads para o qualificá-la para a compra em si. Quando uma lead é classificada como qualificado por vendas significa que o mesmo está pronto para comprar.

Como gerar leads qualificadas para vendas (SQLs)

Formulários

Desenvolver questionários ainda é a maneira mais poderosa para conseguir as informações mais cruciais sobre seus clientes. Quando bem feitos, eles não tomam muito tempo para preenchimento e envio e podem ser adaptáveis para serem visualizados em smartphones.

No momento de iniciar sua estratégia, uma boa dica é criar um formulário simples, apenas para conseguir o cadastro e depois oferecer novos materiais, que incentivem o preenchimento desses formulários.

Ofertas e brindes

Informações de contato são a “moeda de troca” na internet; por isso, para conseguir que potenciais clientes as compartilhem com você, é preciso oferecer algo bom em troca: ebooks, guias sobre o segmento, manuais para aprender a utilizar alguma ferramenta, bônus gratuitos, entre outros. Enviar brindes pelo correio também é uma excelente forma de conseguir outros dados, como telefone e endereço.

Central de atendimento

Seja para suporte ou para outro tipo de atendimento, essa é uma excelente forma de conseguir feedback e informações de suas leads. Formulários de avaliação de atendimento, por exemplo, são muito interessantes para conseguir coletar dados.

Redes sociais

Utilizar seus perfis nas redes sociais funciona muito bem para gerar leads qualificadas para vendas. Algumas redes sociais, como o LinkedIn, inclusive contam com ferramentas que ajudam a levar suas leads até o estágio de vendas.

Agora que viu como pode aproveitar de suas estratégias para melhorar a qualidade de suas leads, direcione seu foco e dê prioridade para esse trabalho. É fundamental que seu negócio saiba como alcançar leads qualificadas para vendas, que têm alto potencial para se tornarem clientes.

Ficou alguma dúvida? Deixe seu comentário e continue acompanhando o blog para ter mais informações sobre marketing digital!

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