Como a automação de marketing ajuda na nutrição de leads?

Você já ouviu falar em automação de marketing? Esse é um assunto que está ganhando cada vez mais espaço. Qualquer empresa, seja ela pequena ou grande, pode usufruir dessa estratégia para facilitar o processo de conversão de leads em vendas e aumentar suas receitas. Não sabe como? Então continue lendo, pois nesse texto abordaremos os principais aspectos da automação de marketing!

Do que se trata a automação de marketing?

Ela consiste em uma técnica muito mais complexa e abrangente do que muitos pensam e vai além da simples definição de uma resposta automática ou do agendamento de uma postagem. É um processo de envio automático da comunicação de uma empresa para influenciar na decisão de compra de um cliente, a partir de informações e estímulos que um cliente fornece durante o processo de decisão — por exemplo, baixar um determinado material rico ou assinar uma newsletter.

Os conteúdos enviados acompanharão o indivíduo durante todo processo de conversão dele em lead e sua nutrição e vão com ele até o momento da compra. Para estabelecer uma boa automação é preciso conhecer o cliente, mapear suas ações online e definir as melhores respostas para cada uma delas.

Como ela pode ser usada para nutrir leads?

Ao se tornar um lead, um indivíduo inicia um processo que poderá transformá-lo em cliente. Para que ele chegue até esse estágio, é preciso nutri-lo com informações a respeito dos produtos e serviços que a empresa em questão tem para oferecer.

A automação permite que todas essas informações sejam enviadas com mais facilidade. De acordo com o estado do funil em que o cliente estiver, as informações serão selecionadas automaticamente para que ele mantenha seu interesse. Em um momento inicial, é possível definir um envio automático de dados mais informativos para que ele identifique que tem um problema. Posteriormente, são enviadas informações mais específicas dos produtos em questão, visando fechar a compra. A automação identifica em que momento ele se encontra e encaminha o conteúdo mais adequado.

Que outras vantagens ela traz para a empresa que a adota?

As vantagens são diversas, tornando a automação imprescindível para qualquer empresa. Com ela, ficará mais fácil gerir uma quantidade grande de leads, o que leva a uma maior agilidade no processo de aquisição de clientes, desafogando as equipes de marketing e vendas e permitindo que se dediquem a outras atividades estratégicas.

A automação permite ainda que os leads sejam segmentados. Uma mesma empresa pode lidar com clientes diversos e que precisam receber mensagens direcionadas. Por exemplo, uma empresa que lida com pessoas de faixas etárias diferentes pode identificar isso no momento do cadastro e automatizar a segmentação, enviando os conteúdos adequados para cada faixa.

Um processo de nutrição bem feito vai gerar nesses leads uma vontade de compra maior. Uma pessoa que conhece a fundo os benefícios concretos que o produto trará e o vê como algo importante, em vez de um simples gasto, se disporá a gastar mais.

E então, ainda restam dúvidas sobre os benefícios que a automação de marketing pode trazer para sua empresa? Então deixe aqui seu comentário nos contando e até o próximo post!

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