Como online e offline podem trabalhar em conjunto para a geração de leads?

As estratégias de geração de leads, processo pelo qual a sua empresa encontra potenciais clientes, incluem métodos que buscam converter possíveis interessados no seu negócio em leads qualificados. Um lead qualificado não é qualquer pessoa que entrou no seu site, mas sim alguém que já conhece o seu negócio e se mostrou interessado na sua empresa.

Ele está a um passo de virar um possível cliente, mas, para isso se tornar realidade, você precisa investir em ferramentas online e offline. Mas como captar leads utilizando todas as plataformas possíveis? É sobre isso que vamos falar no post de hoje. Confira!

Entendendo o funil de vendas para gerar leads

Tudo começa com o seu entendimento do funil de conversão: você deve atrair um leitor, capturar sua atenção, nutri-lo com informações sobre o seu negócio e por fim convertê-lo em um cliente.

Tudo que você faz nas suas redes e plataformas deve sempre ter o objetivo de conquistar leads qualificados. Para isso, existe uma série de ações que você pode realizar:

  • oferecer conteúdo exclusivo para que o visitante do site assine a sua newsletter;
  • utilizar landing pages, uma página simples dentro do seu site que fornece informações sobre o seu produto;
  • disponibilizar cupons e escolher dias com ofertas especiais e divulgar nas suas redes;
  • combinar técnicas online e offline, como o telemarketing.

A ideia é usar o online e o offline para captar e qualificar leads e convertê-los em clientes. Existem muitas opções para fazer isso — uma empresa B2B, por exemplo, pode explorar o LinkedIn com esse objetivo —, portanto não fique preso às plataformas tradicionais!

Outra dica importante é não focar apenas na busca de leads por meio de ações online e offline, mas também incentivar clientes que já compraram com você a indicarem o seu negócio para amigos e conhecidos. O bom e velho boca a boca é uma das melhores maneiras de uma pessoa se interessar pelo seu negócio. Uma boa maneira de conseguir essas indicações é oferecer um brinde ou descontos para clientes antigos que trouxerem novos, por exemplo.

Pensando no público-alvo

É preciso conhecer muito bem o seu público para atraí-lo de forma mais efetiva. Pense em quem é o seu público-alvo, como gosta de se comunicar, que tipo de ofertas querem ou precisam. Para esse objetivo, estratégias online e offline podem trabalhar bem em conjunto.

Você pode, por exemplo, observar quais interações uma determinada pessoa teve com sua marca no meio digital, para identificar quais são seus pontos de interesse, e depois entrar em contato via telefone para verificar esse interesse.

Usando o telemarketing uma ferramenta de relacionamento

O telemarketing pode ser uma ótima estratégia para gerar leads, embora muita gente ainda tenha receio de usá-lo. O importante é manter em mente que ele não é uma ferramenta só de venda, mas também de relacionamento. Ele pode ser usado, como já foi mencionado, para verificar o interesse de um cliente em algum produto ou serviço, ou ainda esclarecer possíveis dúvidas que o potencial cliente pode vir a ter.

A dificuldade em gerar leads via telemarketing, em geral, vem do fato de que nem sempre quem realiza esse contato está apto a falar sobre seu negócio. Isso é especialmente importante quando quem faz o telemarketing é um prestador de serviço terceirizado, que nem sempre está totalmente ciente da atuação da sua empresa.

O principal para uma estratégia de telemarketing é ter em mente que um lead não é apenas um número, mas sim uma pessoa que tem interesse real na sua empresa. Por isso, é importante que cada ligação leve em consideração as necessidades do lead e em que ponto da jornada de compra ele está: a conversa com um lead qualificado deve ser diferente daquela com alguém que acabou de conhecer a empresa.

Complementando online e offline

No online a sua empresa consegue se comunicar com diversas pessoas ao mesmo tempo e por um custo muito baixo. Mas, apesar dessa alta capacidade de gerar leads, as pessoas ainda precisam falar com alguém de forma mais pessoal antes de fecharem um negócio — e o telefone cria essa conexão entre a sua empresa e o possível cliente. Portanto, é importante entender que o processo não irá ocorrer de maneira totalmente automatizada e online.

O telefone como ferramenta de marketing pode ser utilizado de diversas formas: como um processo de triagem do lead que chega online, como um apoio de um evento, em uma ação que tem por objetivo a reativação de contatos antigos, ou para fidelizar os clientes.

Um dos principais usos que pode ser feito do telemarketing é após a geração de um lead, quando se torna fundamental que a sua empresa foque em operações de venda via telefone, para dar um toque mais humano ao negócio.

A junção de técnicas traz mais leads de alta qualidade, e táticas de contato direto com as pessoas, como o telemarketing, têm mostrado um bom desempenho. Por mais que façamos tudo na internet, algumas pessoas ainda precisam de um toque humano na hora de fechar uma compra, como já dissemos. É aqui que entra o telemarketing efetivo da sua instituição.

Mantendo em mente a satisfação dos seus clientes

Muitas vezes, a ligações de telemarketing são mal vistas por muitas pessoas, mas isso acontece quando a ferramenta é mal utilizada. Quando feito da maneira correta, o telemarketing pode ajudar na geração de negócios da sua empresa!

Antes de tudo, se coloque no lugar do seu cliente. Você gostaria de receber a ligação que você está planejando fazer? Se a resposta for não, é hora de rever a sua abordagem.

Para gerar leads de qualidade, é preciso misturar o trabalho com mídias digitais e com táticas mais tradicionais, como o telemarketing. O contato direto em feiras e eventos também tem trazido leads qualificados para várias empresas, então talvez seja a hora da sua empresa começar a combinar online e offline de maneira prática.

Coloque em ação todas essas dicas e comece a gerar leads qualificados hoje! Ficou interessado em captar mais leads? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo nessa tarefa!

 

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