Como usar landing pages para gerar o máximo de leads possível!

A geração de leads é uma tática que está ganhando importância rapidamente no cenário atual do marketing digital. Leads são contatos captados por uma empresa por meio de uma ação de marketing, ou seja, são clientes em potencial. Muito se discute a respeito das melhores formas de melhorar a geração de leads e, dentre elas, uma que tem se mostrado muito eficaz é o uso das chamadas landing pages. Pensando nisso, criamos esse post, que vai falar um pouco sobre o que são e como usar landing pages para otimizar a geração de leads. Confira!

O que são landing pages

São páginas criadas para captar leads no marketing digital. Nessas páginas, os usuários são levados a preencher alguns dados relevantes para a empresa em troca de algum material de seu interesse, que pode ser um ebook ou webinar, softwares em versão trial, whitepapers, uma inscrição de newsletter, uma solicitação de orçamento etc. Dessa forma, a empresa identifica os clientes em potencial, obtendo seus contatos e algumas informações e gerando leads.

Como usar landing pages para gerar leads e segmentar os contatos

O primeiro passo é oferecer um material que seja realmente interessante em troca dos dados que se quer coletar. Para isso, conhecer bem quem é o público-alvo será essencial. Oferecer um conteúdo gratuito irá estimular o cadastro daqueles que estão em fases diferentes do processo de decisão de compra, ou seja, não necessariamente estão prontos para a compra em si.

Para divulgar a página e estimular o acesso, pode-se usar as chamadas calls to action, ou seja, chamar o cliente para conhecer aquele conteúdo. Isso pode ser feito em posts no blog da empresa e nas páginas de redes sociais, além de anúncios pagos como Google Adwords ou Facebook Ads e email marketing.

Como melhorar a conversão da landing page

Na página de cadastro, a empresa irá definir os dados que quer receber de seus futuros leads. Podem ser contatos de e-mail ou telefone, nome, idade, local de residência dentre muitos outros. A empresa que utiliza a landing page em questão irá definir esses dados de acordo com a estratégia de segmentação que irá utilizar. Isso permitirá que ela planeje os conteúdos de divulgação e ofertas com base nos segmentos de clientes identificados e torne sua estratégia de marketing mais eficaz

Criar uma página com design limpo e claro é extremamente importante para facilitar que o cliente se cadastre. Muitas landing pages exibem somente as informações que levarão o cliente ao cadastro, com bastante destaque. Um bom SEO, ou seja, a otimização da  página para buscadores, também é algo muito importante, pois irá aumentar os acessos a partir de buscas orgânicas.

Por fim, fique sempre atento ao desempenho das landing pages, pois isso permitirá perceber necessidades de melhoria tanto nos materiais oferecidos quanto no design da página.

Agora que você já sabe como usar landing pages, é hora de partir para a prática e aumentar a captação e conversão de leads da sua empresa! Deixe um comentário nos contanto o que achou desse conteúdo e o que pensa sobre o uso de landing pages.

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