É muito comum ocorrerem problemas no alinhamento entre equipes de vendas e marketing. Eles são frutos de uma série de erros que podem ser evitados com um pouco de cuidado. Se você tem ou já teve problemas dessa natureza e tem interesse em preveni-los, esse post vai te ajudar! Reunimos aqui cinco desses erros e algumas dicas de como evitá-los. Confira:
Problemas na comunicação entre vendas e marketing
Frequentemente um departamento não sabe ao certo quais os objetivos do outro, o que dificulta na hora de definir estratégias eficazes e seguir um direcionamento no trabalho.
Para evitar que isso prejudique a empresa, é importante eliminar essas barreiras. Criar métodos para que as duas equipes tenham contato entre si, conheçam os objetivos e planejamentos mútuos e falem a mesma língua é essencial para que possam ficar mais alinhadas.
Falta de formalização no que cada equipe precisa executar
Vendas e marketing são áreas estratégicas da empresa, responsáveis diretamente pela sua sobrevivência. Está nas mãos dessas equipes traçar as estratégias e táticas que captarão e converterão leads, gerando receitas.
Para evitar uma queda na produtividade, é interessante definir um acordo, o chamado SLA ou Service Level Agreement. Nele serão estabelecidos os direitos e deveres de cada departamento, possibilitando a formalização das as metas e das atribuições exatas de cada um.
Falta de conhecimento dos termos usados pelo outro departamento
Marketing e vendas são duas equipes com cotidianos muito dinâmicos e diferentes, que podem acabar se isolando ao utilizarem terminologias próprias a cada área. Isso dificulta a comunicação e pode comprometer a qualidade do trabalho.
Reuniões frequentes, uso de softwares de comunicação e incentivo ao diálogo constante são algumas medidas que podem incentivar que um time sempre aprenda com o outro, alinhando a linguagem e otimizando o trabalho.
Não utilizar tecnologias que otimizem a comunicação
Esse é mais um erro relacionado ao isolamento das equipes. Ele pode atrapalhar o trabalho de ambas, pois impede que o conhecimento que cada uma gera em suas interações com os clientes e no trabalho do dia a dia seja amplamente compartilhado com a outra equipe, criando uma necessidade de ficar constantemente repetindo informações.
Usar softwares nos quais essas informações ficam disponíveis para visualização de todos, por sua vez, proporciona o acesso rápido a dados que serão essenciais para a entrega de um bom trabalho de forma mais dinâmica.
Ausência de métricas claras
A falta de objetivos numéricos bem definidos pode deixar os dois times sem uma orientação clara e pode fazer com que o marketing e as vendas sigam caminhos distintos em suas estratégias.
Saber detalhadamente o que precisa ser atingido e até que data ajuda o trabalho de ambos a estar mais alinhado e coerente com as estratégias da empresa. Metas bem definidas auxilia ainda a mensurar os resultados das equipes, saber qual é a contribuição de cada uma para a empresa e estabelecer o que precisa ser melhorado.
E então? Preparado para começar a alinhar melhor vendas e marketing com essas dicas? Se você gostou do texto e quer receber mais dos conteúdos que produzimos, não deixe de assinar nossa newsletter, e até o próximo post!